LOGO.png
!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     !
DICAS E CURIOSIDADES.png
água.jpe

 

 

Como economizar água

 

Diminua o tempo no chuveiro.

Em um banho de ducha de 15 minutos são gastos aproximadamente 240 litros de água. Se você reduzir esse tempo para 5 minutos, isso equivale a uma economia de água de 96 litros! 

 

Verifique vazamentos.

Apesar de parecerem inofensivos, os pingos de uma torneira mal fechada somados ao longo de um ano alcançam um gasto de 16 mil litros, o que equivale a um desembolso extra de cerca de R$ 1.200,00 reais com a conta. Então se quer saber como evitar o desperdício de água, aperte bem as torneiras após usar e vasculhe a casa procurando por vazamentos, que devem ser reparados o mais rápido possível.

 

Evite lavar a calçada com mangueira.

Quando for limpar a calçada e o quintal, utilize primeiro uma vassoura para tirar as folhas, poeira e sedimentos maiores. Só depois de retirar essa sujeira inicial é que se deve usar água para finalizar. Uma ótima alternativa para preservar a água é reaproveitar a usada na lavagem da roupa, que já contém sabão e vai te ajudar na limpeza.

 

Não deixe a água correndo ao lavar a louça.

Uma boa prática para economizar água ao lavar a louça é retirar os restos de comida dos pratos, talheres e panelas antes de lavar. Assim como deixar de molho os utensílios que vão dar mais trabalho por ter muito resíduo grudado ou por estarem engordurados. Assim você só precisa abrir a torneira para fazer o enxágue final.

 

Escove os dentes com a torneira fechada.

Adquira o hábito de manter a torneira fechada, especialmente enquanto escova os dentes para uma maior economia de água. O mesmo vale para os homens ao fazer a barba. A cada minuto são 6 litros de água indo literalmente para o ralo, então o ideal é abrir a torneira somente para o enxágue bucal. Atitudes simples como essa já contribuem para coisas como preservar a água do nosso planeta.


Outra forma de como evitar o desperdício de água é possuir uma válvula de descarga adequada e corretamente regulada - uma descarga comum gasta de 9 a 12 litros por uso (até mais, se for muito antiga). Por isso prefira privadas com caixas acopladas e opte por válvulas de duplo acionamento, que gastam 3 ou 6 litros por descarga.

planeta água.jpe

Planeta água

 

71% da superfície do nosso planeta está coberta por água, por isso é conhecido como o planeta azul. De toda a água existente na Terra, em torno de 97% é salgada e apenas 3% são de água doce. O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.

tres-gargantas-1-e1529376615644.jpg

 

A maior usina hidrelétrica do mundo!

 

Atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo está localizada no rio Yang Tsé, na China.

Existe desde 2008, a usina possui 2.335 metros de comprimento, produz 22.500 MW de energia e demorou quase 14 anos para terminar sua construção.

Além de ser a maior geraodora de energia elétrica do mundo, a construção também é utilizada para conter enchentes na região.

dia mundial.jpe

Dia mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data internacional foi criada em 1992 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta.

ilustracao-de-canos-tipos-para-coleta-de-agua-conectores-de-aco-e-plasticos-tubos-na-cor-cinza-com-valvulas-vermelhas-em-estilo-simples-isolado-no-fundo-branco_212168-261.jpg

Você conhece todos os tipos de canos?

 

O PVC soldável ganha em preço e facilidade de instalação, seu uso é mais indicado internamente nas paredes e suporta eficientemente a pressão da água, tanto que é muito utilizado em apartamentos. O PVC rosqueável é mais bem utilizado em hidráulica externa e com exposição a intempéries, pois seus tubos são mais rígidos. Mas se forem mal vedados, logo surgem vazamentos e tem de se refazer a instalação. E, também, se for aplicada muita pressão no rosqueamento das conexões, isso implicará em rupturas com a pressão da água; ou seja, sua instalação é mais complexa.

 

O CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) são tubos e conexões de alta resistência mecânica e a corrosão. São indicados para água fria e água quente com temperatura de trabalho de 70ºC e máxima de 80ºC. Seu custo é menor e apresenta baixos coeficientes de dilatação e condutividade térmica, não exigindo revestimento térmico. Tem vida útil longa. A instalação é feita por juntas soldáveis com utilização de adesivo, como nas instalações de PVC.

 

O PVC Esgoto conduzem os efluentes dos aparelhos sanitários, inclusive das bacias sanitárias e mictórios da instalação predial de esgoto e ventilação.  A linha PVC Esgoto se divide em duas categorias: o série Normal na cor branca e o série Reforçada na cor cinza claro.

Captura de tela 2022-05-03 231741.png

Faça você mesmo: Suporte de cano para notebook!

 

Você vai precisar de cano PVC com 2 cm de diâmetro, que você deverá cortar em 1 pedaço de 22 cm, 2 pedaços de 20 cm e 2 pedaços de 7 ou 8 cm, serrinha, tinta spray para plástico, 6 conectores, martelo de boracha e 4 bolinhas de silicone auto colantes.

images.jpg

Cuidados pra executar a limpeza da caixa d'agua

 

Você sabia que a caixa-d’água deve ser limpa com frequência para que a saúde de quem utiliza não seja prejudicada? A limpeza é essencial e deve ser feita a cada seis meses. 

A limpeza não pode ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura e objetos semelhantes. Somente água sanitária na proporção deve ser utilizada. Atenção, nunca use detergentes, removedor, sabão ou outros produtos químicos.

Outro ponto muito importante é manter a caixa bem tampada, para que não entrem insetos, sujeira ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças e a necessidade de limpeza extra.

 

1. Feche o registro ou prenda a boia;

 

2. Limpe primeiro a tampa e remova-a;

 

3. Mantendo um palmo de água no fundo e com saída tampada (para evitar que a sujeira escoe pelo ralo), lave o interior da caixa com um pano úmido. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

 

4. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo;

 

5. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa-d’água de 1.000 litros);

 

6. Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de balde ou caneca de plástico, utilize-a para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Faça isso a cada meia hora até completar duas horas;

 

7. Após duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa;

 

8. Depois de abrir o registro (ou soltar a boia), use a primeira água para lavar banheiro ou pisos.